Clique nas imagens para ampliar
O QUE É O TESTE DE FUMAÇA PRETA?
Teste de fumaça preta é uma técnica usada na área de engenharia para verificar se há vazamentos que possam comprometer a eficiência de uma máquina. Esta modalidade de teste é usada também para verificar se as manutenções programadas estão sendo realizadas paradequada. O teste pode identificar, a partir das manchas negra de fumaça, se há vazamentos de óleo ou combustível, bem como outros fluidos técnicos nos motores e sistemas de pressão.
COMO FUNCIONA A TESTE DE FUMAÇA PRETA?
O teste de fumaça preta é um procedimento realizado geralmente por profissionais da área. O procedimento consiste na introdução de uma quantidade controlada de fumaça em uma determinada peça mecânica, através de injeção de um líquido específico. O líquido, quando aquecido, libera gases e vapores, que são expelidos formando uma nuvem de fumaça preta e densa. Essa nuvem de fumaça é capaz de revelar possíveis vazamentos em válvulas, mangueiras e tubulações em geral. Por isso, é possível detectar falhas e eventuais riscos de segurança para os equipamentos. Se houver vazamentos, o local ficará marcado com manchas negras de fumaça.
VANTAGENS DO TESTE DE FUMAÇA PRETA
- Identificar com precisão vazamentos que comprometem a eficiência e a segurança de equipamentos;
- Produzir resultados de forma rápida;
- Apresentar aos responsáveis da unidade evidências concretas de falhas em sistemas;
- Oferecer custos efetivos para manutenções preventivas;
- Possibilitar a identificação de corrupções e problemas críticos.
O teste de fumaça preta é um grande aliado para garantir que os equipamentos e sistemas mecânicos tenham uma vida útil prolongada. A Rolwes Engenharia oferece as melhores soluções e equipamentos para garantir que sejam realizadas manutenções eficientes e com a segurança que sua empresa merece. Entre em contato conosco para obter mais informações e fazer um orçamento!